sábado, 19 de fevereiro de 2011

A reunião dos ratos


Uma vez os ratos que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma reunião para encontrar um jeito de acabar com aquele aterno tanstono, muitos planos foram discutidos e abandonados. No fim , um rato jovem levantou-se e deu a ideia de pendurar uma sineta no pescoso do gato: assim, sempre que o gato chegasse perto eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo. Todo mundo bateu palmas e o poblema estava resolvido. Vendo aquilo, um rato velho que tinha ficado o tempo todo calado levantou-se de seu canto. O rato falou que o plano era muito inteligente, que com toda a certeza as precupação deles tinham chegado ao fim. so faltava uma coisa: quem ia pendurar a sineta no pescoço do gato?

moral: Invetar e uma coisa, fazer e outra


fabula,outor desconhecido

Cronica

O que é cronica?
As crônicas tratam de assuntos comuns vida cotidiana das pessoas.Um fato corriqueiro pode ser adapitado pelo cronista que, com sensibilidade, desenvolve sua cronica a partir dele.
Uma outra caracteristica bastante marcante desse tipo de texto é a utilização de dialogo, que transmite a ideia de movimento e ação.
As cronica podem ser escritas em 1ª ou 3ª pessoa. Ao escolher o emprego da 1ª pessoa na elaboração de seu texto, o autor causa a impreção de que viveu a hitótia contada.
A crônica é um tipo de texto curto, geralmente publicado em JORNAL, normalmente contem a ironia e humor
Toda narrativa contém alguns elementos basicos:
Narrador - aquele que conta a história
Pesonagen - seres que participam dos acontecimentos
Espaço - lugar
Tempo - época, duração da historia
Enredo - sequencia dos acontecimentos
Conflito - oposiçã, luta duas forças ou personagens

Sem cantiga

Enquanto a formiga
carrega a comida
para o furmigueiro
A cigarra canta
Canta o dia inteiro
A formiga é só trabalho
A cigarra é só cantiga
Mas, sem a cantiga
da cigarra
que distrai a formiga,
seria uma barra
o trabalho da formiga

Ninho no coração

O passarinho
caiu do ninho
Cortaram a arvore
peguei o ninho
e o passarinho
não tem mais lar,
não tem mais mãe,
não tem mais nada.


Agora so tem a mim
e eu agora só tinha a ele
Vou colocar com cuidado
no bolso da minha blusa
Parece que esta com frio
pois pelsa na minha mão.
Quem sabe ele faz um ninho
no meu coração?

Pedro cadeira

Coletivo

Compare as palavras destacadas nas fases seguintes.

O grupo de peixes nadava alegrimente.
O cardume nadava alegrimente.

O você deve ter observado que o subistantivo cardume, embora esteja no singular, indica um grupo de peixes, da mesma forma, o subistantivo matilha representa mais de um cão.
O subistantivo coletivo dá nome a um conjunto de seres da mesma aspecie
Observe alguns exemplos de substantivos coletivos.

Alcateia..............Lobos
Armada..............Navios de guera
Arquepelogo......Ilhas
Bataleiro.............Soldados
Caresmana.........Camelos
Manada...............Elefante
Ramalhete..........Flores

subistantivo

O que é subistantivo
Você já sabe que as coisas e as pessoas presisam ter nomes
Tudo o que eta ao nosso redor tem nom.
A palavra que da nome a seres e coisas é chamado de subistantivo.
Ex: o homem comprou um aufinete.

homem-subistantivo
aufinete-subistantivo

Clasificação dos subistantivos
Comuns e propios
O subistantivo comum da nome a coisas comuns como:
menino, oceano, rua , lapis
O subistantivo proprio dá nome a uma pessoa, um cachoro, uma marca e etc.
Rafael, Bob, Coca -cola.

Nome da gente

Por que é que eu me chamo isso
e não me chamo aquilo?
Porque é que o jacaré
não se chama crocodilo?

Eu não gosto do meu nome
não fui eu quem escolheu
Eu não sei por que se metem
com um nome que é so meu!

O menino que vai nascer
vai chamar como o padrinho
vai chamar como o vovô
vai perguntar o que pensa
o coitadinho

Foi mesmo o pai que decidio
que meu nome foce aquilo
Isso so seria justose eu
escolhesse o nome dele

quando eu tiver um filho
não vou por nome nenhum
Quando ele vor bem grande
ele que procure um




Pedro bandeira

Foco nartivo

você sabe a o que diferencia autor e narrador ?

Autor é quem cria e escreve a narrativas enquanto que o narrador e a voz adotada pelo autor para contar os acontecimento na ficção.
ao escrever, o autor narra os acontecimentos a parti de uma determinada perspectiva, de um ponto de vida . Esse ponto de vida escolhido pelo autor e o que chamamos de foco narrativo
A escolha do foco narrativo determina o tipo de narrador que teremos na narrativa, isto é, a voz que contará a historia
Existem dois tipos de foco narrativo.

--> em 1ª pessoa, quando a narrativa e contada pela voz de um. narrador que participa da historia - narrador personagem.

--> em 3ª pessoa , quando a narrativa e contada pela voz de um narrador que não participa dos acontecimentos - narrador observador.

Dasafio - resouva se puder

Essa para quem tem boa interpretação.



Doze meninas encontran-se em ciculo. Entre, as doze, uma em cada duas tem cabelos vermelhos.
As quatro meninas de olhos verdes encontran - se dispostas a intervalos regulares ao redor do circulo. Três das meninas que estão no ciculo são irmãs e se encontram a igual distância uma da outro. As outras não tem laços de parentescos. Somente uma que não se inclue entre as irmãs, tem ao mesmo tempo cabelos vermelhos e olhos verdes.



Quantas irmãs tem cabelos vermelhos e olhos vedes?

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Carnaval 2011




Carnaval no Rio de janeiro

Em 2010 a escola ganhadora do desfille das escolas de sanba foi Unidos da Tijuca, que na minha opinião foi muito bem merecido. A escola de sanba fez uma linda apresentação de magica, que era destaque em 2010, eles apresentarão o numero do casal que troca de roupa mais rapido do mundo. Então imagina um numero desses execultado bem ali no meio da avenida, foi uma ideia original que consequil empresionar todo mundo . Sem falar nos efeitos especiais que parecian fogo de verdade, foi um verdadeiro espetaculo!
As outras escolas tambem foram otimas, lindas apresentações que a cada ano melhora.
E esse ano o que sera que eles tem para nós ?


Falando um pouco mais
O carnaval é um periódo de festas onde varios paises comemorão fazendo desfiles sobre as suas cutulra .
O carnaval tambem é comemorado nos paises a seguir:

Alemanha , Áustria , Bélgica , Bulgária , Croácia , Eslováquia , Eslovênia , Espanha , Finlândia , França , Holanda , Grécia , Inglaterra , Irlanda , Itália , Polônia , Portugal , República Tcheca , Rússia , Suíça –Europa

Argentina , Brasil , Canadá , Colômbia , Equador , Estados Unidos , Granada , México , Uruguai Venezuela – America

Índia , Japão – Ásia

Austrália – Oceânia

O carnaval surgil por vouta da Idade Media no Cristianismo, o carnaval era marcado pelo “adeus as carnes”. Durante o carnaval avia varios festejos populares , cada cidade comemorava a seu modo. No canaval moderno ja e comemorado com desfiles , fantasias.
A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo , Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de Escolas de Samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
O Carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book (Livro Guinness dos Recordes) como a maior festa de rua do mundo. Recife, Pernambuco, possui o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada.

Historia
O carnaval surgil no seculo XI, pela Igreja catolica antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres. Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas.
O Carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que quisessem e as pessoas trocavam presentes. No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.
De acordo com o modo contemporâneo o carnaval ainda é considerado uma forma de festa bastante tradicional, pois persistiu por vários anos com o mesmo aspecto.

RESUMO SOBRE O FILME PIRATAS DA INFORMÁTICA

O filme conta a história dos dois maiores piratas, já existentes na história da informática: Steve Jobs e Bill Gattes, com a disputa e a obsessão que ambos tinham em liderar o mercado dos computadores pessoais e a criação de suas Empresas “Apple” e “Microsoft”.
Esteve Jobs é um estudante na universidade de Berkeley, parceiro de Steve Wosniark, faz terapia por causa do trauma do sumiço de sua mãe biológica, acaba engravidando sua namorada, mas não quer assumir a criança, demonstra um certo conflito íntimo em relação a família e fica acompanhando o crescimento à distância, mas acaba demonstrando sua aceitação ao colocar o nome do antecessor do Macintosh de Lisa, nome escolhido por ele para sua filha.
Bill Gattes é estudante na universidade de Harvard, seus parceiros rumo ao sucesso foram Paull Allen e Steve Balmer, era conhecido como um nerd, gostava de beber, jogar pôquer e colecionar playboys.
Ambas as personalidades desse filme, demonstram perfis muito parecidos. Steve Jobs teve sua força de vontade movida em acabar com a IBM e Bill Gattes a de acabar com a Apple e ambos tiveram a audácia de venderem o que não tinham em mãos.
Em 1971, durante a revolta dos estudantes nos campos de Berkeley, Steve Jobs e Steve Wosniark conheceram um sujeito, cuja apelidaram de Capitão Crush, por ter descoberto através de um apito, que vinha de brinde nas embalagens de cereais crush, que poderiam burlar os sistemas de telefonia da T & T , fazendo ligações gratuitas para qualquer lugar. Com essa descoberta criaram as chamadas caixas azuis, que a partir daí começaram a trabalhar em vários projetos de engenhocas eletrônica. Por algum tempo Steve Jobs e Steve Wosniark perderam o contato, pois Job passou um tempo em Oregan, colhendo maçãs, quando retornou, junto de Woz criaram o primeiro protótipo na garagem, com o nome de Apple e em uma apresentação na faculdade, eles vendem 50 exemplares da Apple, primeiro computador pessoal com tela .Então Steve Jobs vende sua van para atender a produção dos computadores e funda ainda em sua garagem a Apple Computadores.
As grandes empresas como IBM, XEROX e outras não acreditavam na popularização dos computadores pessoais, por isso não se interessaram no investimento.
Em 1974, Bill Gattes fecha contrato com a Altair, fornecendo-lhes uma linguagem operacional para seus aparelhos eletrônicos , atualmente são os fax .
Em 1976, durante uma feira, no Clube dos computadores caseiros, onde pessoas iam mostrar suas engenhocas, Steve Jobs e Wosniark demonstram o Apple II, e Bill Gattes ao ter sido esnobado por Esteve Job, decide acabar com a Apple. Steve Jobs faz empréstimo bancário, para a construção da nova sede da Apple Computadores e tem como slogan a frase: “ Bons artistas copiam, Grandes artistas roubam” além de uma bandeira com o símbolo da pirataria, logo na entrada.
Em 1977, Bill Gattes e seus amigos, Steve Balmer e Paull Alen fundam a primeiro escritório em Albuquerque
Em 1980, a IBM resolve entrar no mercado e superar a Apple II. A empresa havia criado o hardware , mas faltava um sistema operacional compatível, Bill Gattes nesse momento faz seu marco na história, oferece o seu sistema operacional , batizado naquele momento de “DOS” Sistema Operacional de Discos, algo que ele não tinha ainda e que depois acabou comprando um sistema operacional rústico de outros estudantes, fez algumas modificações e entregou para a IBM, que por sua vez lançou o IBM PC em 1981.
A Apple visita a XEROX e rouba a idéia dos mecanismos que facilitam o uso de computadores pelas pessoas, como o mouse e as interfaces gráficas. A partir disso a Apple cria o Lisa e o Macintosh. . É assim que surge a interface gráfica, ícones que através do mouse guiam à seleção e execução de tarefas.
Mas, uma cartada de Bill Gates define a liderança da IBM e da Microsoft no mercado de computadores e em seguida fecha um contrato para fornecer programas para o projeto Macintosh. Demonstra parceria a Steve Jobs que fica vislumbrado com a hegemonia futura do software e então a Microsoft conquista a confiança de manter em seu domínio o protótipo do Macintosh.
Enquanto Steve Jobs se preocupava em promover a guerra e a disputa entre seus funcionários dos projetos, Apple, Lisa e Macintosh , a Microsoft roubava sua tecnologia e produzia copias deslavadas chamadas de Windows.
O filme termina com Esteve Jobs lançando o Macintosh e a Microsoft lançando a produção do Windows em larga escala no Japão para o restante do mundo., fazendo jus ao slogan “ Bons artistas copiam, grandes artistas roubam”.



Hoje a Microsoft é dona de grande parte da Apple Computadores.




Escrito por Sandra Margaret Silva
_______________________________________________________

Bill Gates .Hoje o homen mais rico do mundo








Steve jobs. Fundador da Apple