segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

RESUMO SOBRE O FILME PIRATAS DA INFORMÁTICA

O filme conta a história dos dois maiores piratas, já existentes na história da informática: Steve Jobs e Bill Gattes, com a disputa e a obsessão que ambos tinham em liderar o mercado dos computadores pessoais e a criação de suas Empresas “Apple” e “Microsoft”.
Esteve Jobs é um estudante na universidade de Berkeley, parceiro de Steve Wosniark, faz terapia por causa do trauma do sumiço de sua mãe biológica, acaba engravidando sua namorada, mas não quer assumir a criança, demonstra um certo conflito íntimo em relação a família e fica acompanhando o crescimento à distância, mas acaba demonstrando sua aceitação ao colocar o nome do antecessor do Macintosh de Lisa, nome escolhido por ele para sua filha.
Bill Gattes é estudante na universidade de Harvard, seus parceiros rumo ao sucesso foram Paull Allen e Steve Balmer, era conhecido como um nerd, gostava de beber, jogar pôquer e colecionar playboys.
Ambas as personalidades desse filme, demonstram perfis muito parecidos. Steve Jobs teve sua força de vontade movida em acabar com a IBM e Bill Gattes a de acabar com a Apple e ambos tiveram a audácia de venderem o que não tinham em mãos.
Em 1971, durante a revolta dos estudantes nos campos de Berkeley, Steve Jobs e Steve Wosniark conheceram um sujeito, cuja apelidaram de Capitão Crush, por ter descoberto através de um apito, que vinha de brinde nas embalagens de cereais crush, que poderiam burlar os sistemas de telefonia da T & T , fazendo ligações gratuitas para qualquer lugar. Com essa descoberta criaram as chamadas caixas azuis, que a partir daí começaram a trabalhar em vários projetos de engenhocas eletrônica. Por algum tempo Steve Jobs e Steve Wosniark perderam o contato, pois Job passou um tempo em Oregan, colhendo maçãs, quando retornou, junto de Woz criaram o primeiro protótipo na garagem, com o nome de Apple e em uma apresentação na faculdade, eles vendem 50 exemplares da Apple, primeiro computador pessoal com tela .Então Steve Jobs vende sua van para atender a produção dos computadores e funda ainda em sua garagem a Apple Computadores.
As grandes empresas como IBM, XEROX e outras não acreditavam na popularização dos computadores pessoais, por isso não se interessaram no investimento.
Em 1974, Bill Gattes fecha contrato com a Altair, fornecendo-lhes uma linguagem operacional para seus aparelhos eletrônicos , atualmente são os fax .
Em 1976, durante uma feira, no Clube dos computadores caseiros, onde pessoas iam mostrar suas engenhocas, Steve Jobs e Wosniark demonstram o Apple II, e Bill Gattes ao ter sido esnobado por Esteve Job, decide acabar com a Apple. Steve Jobs faz empréstimo bancário, para a construção da nova sede da Apple Computadores e tem como slogan a frase: “ Bons artistas copiam, Grandes artistas roubam” além de uma bandeira com o símbolo da pirataria, logo na entrada.
Em 1977, Bill Gattes e seus amigos, Steve Balmer e Paull Alen fundam a primeiro escritório em Albuquerque
Em 1980, a IBM resolve entrar no mercado e superar a Apple II. A empresa havia criado o hardware , mas faltava um sistema operacional compatível, Bill Gattes nesse momento faz seu marco na história, oferece o seu sistema operacional , batizado naquele momento de “DOS” Sistema Operacional de Discos, algo que ele não tinha ainda e que depois acabou comprando um sistema operacional rústico de outros estudantes, fez algumas modificações e entregou para a IBM, que por sua vez lançou o IBM PC em 1981.
A Apple visita a XEROX e rouba a idéia dos mecanismos que facilitam o uso de computadores pelas pessoas, como o mouse e as interfaces gráficas. A partir disso a Apple cria o Lisa e o Macintosh. . É assim que surge a interface gráfica, ícones que através do mouse guiam à seleção e execução de tarefas.
Mas, uma cartada de Bill Gates define a liderança da IBM e da Microsoft no mercado de computadores e em seguida fecha um contrato para fornecer programas para o projeto Macintosh. Demonstra parceria a Steve Jobs que fica vislumbrado com a hegemonia futura do software e então a Microsoft conquista a confiança de manter em seu domínio o protótipo do Macintosh.
Enquanto Steve Jobs se preocupava em promover a guerra e a disputa entre seus funcionários dos projetos, Apple, Lisa e Macintosh , a Microsoft roubava sua tecnologia e produzia copias deslavadas chamadas de Windows.
O filme termina com Esteve Jobs lançando o Macintosh e a Microsoft lançando a produção do Windows em larga escala no Japão para o restante do mundo., fazendo jus ao slogan “ Bons artistas copiam, grandes artistas roubam”.



Hoje a Microsoft é dona de grande parte da Apple Computadores.




Escrito por Sandra Margaret Silva
_______________________________________________________

Bill Gates .Hoje o homen mais rico do mundo








Steve jobs. Fundador da Apple

7 comentários:

  1. nossa que da hora sempre quis saber de onde veio os coputadores

    ResponderExcluir
  2. Eu faço ensino médio integrado e o meu curso é Informática... Vi o filme para fazer um trabalho e achei massa, muito firme...
    É pra aprender msm....

    ResponderExcluir
  3. legal!!! esse filme tenho que fazer o resumo desse filme e aqui tem tudo oque eu presiso....

    ResponderExcluir
  4. Grande revisão, muito sábio, a verdade é que este filme é um clássico, e, infelizmente, eu não tenho sido capaz de obter em DVD, também recomendamos que você vê a série Silicon Valley , esta produção faz uma paródia da vida atual do desenvolvedor típica que quer chegar ao topo, altamente recomendado.

    ResponderExcluir
  5. Seu resumo me ajudou bastante, agradecida!

    ResponderExcluir
  6. Atualmente temos uma corrida similar no EMPREENDEDORISMO, este filme relata a corrida comercial das estratégias no campo da internet, muito legal, gostei muito por tomar conhecimento das estratégias do desenvolvimento da ciencia evolutiva que conduz o a reduzir os limites de muita eficácia no ramo administrativo, redya tão somente que este passo evolutivo alcancou todas as classes sociais,muito o seu poder aquisitivo necessita de meios para certas familias mas temos implicar o governo de nossa nação para colaborar nas esferas da educação e assim seguirá alcancando a população do nosso país. Ok abraço a todos pelo sucesso.parabens

    ResponderExcluir